
Dicionário Sefaradi de Sobrenomes
Autores: Guilherme Faiguenboim, Paulo Valadares e Anna Rosa Campagnano
Produção editorial: Silvia Fraiha
Prefácio: Márcio Souza
Português / Inglês
Ano: 2003
Prêmio de Melhor Obra de Referência de 2004 nos EUA
A obra apresenta mais de 16 mil sobrenomes de judeus sefaradis. Além dos verbetes, o Dicionário sefaradi apresenta uma contextualização histórica que deu origem aos sefaradis e aos cristãos-novos. Na primeira parte, o professor Reuven Faingold examina os primórdios com a chegada dos judeus na península Ibérica até a expulsão em decorrência da Inquisição. Reuven descreve a mentalidade da época, tanto dos judeus como dos católicos. Isso permite ao leitor entender as motivações dos dois grupos que culminaram na expulsão de centenas de milhares de pessoas que lá viviam havia mais de 15 séculos.
A segunda parte coube ao professor Paulo Valadares, que narra a diáspora sefaradi e os diversos destinos por eles encontrados para fugir da Inquisição. Antes da apresentação dos verbetes, Guilherme Faiguenboim faz uma breve explanação da onomástica sefaradi dos diferentes timings históricos, dos diferentes timings lingüísticos, da movimentação geográfica temporal, e apresenta uma lista dos 250 sobrenomes sefaradis mais citados.
O leitor atento perceberá a extraordinária saga de dezenas de milhares de famílias sefaradis ao longo desses seis séculos, entre portugueses, espanhóis, mouros, berberes, marroquinos, argelinos, tunisinos, turcos, sírios, egípcios, italianos, franceses, alemães, mexicanos, argentinos e brasileiros, expressando-se em dezenas de línguas, escrevendo em cinco alfabetos e exercendo grande variedade de profissões.