BNDES
Dentre as maiores riquezas do Brasil estão, sem dúvida, suas várias formas de expressão cultural. A diversidade cultural do País é um grande ativo a ser empregado em prol do seu desenvolvimento socioeconômico sustentável.
A economia da cultura é um setor estratégico e dinâmico, tanto pelo ponto de vista econômico como sob o aspecto social. Suas diversas atividades geram trabalho, emprego, renda e são capazes de propiciar oportunidades de inclusão social, em particular para jovens e minorias, devido à sua característica intrínseca de atuar com a diversidade.
Baseados em criatividade, ideias, conceitos e valores geradores de propriedade intelectual, os bens e serviços culturais são ativos intangíveis que integram a chamada “economia do conhecimento”, base de sustentação das economias nacionais.
A missão do BNDES, portanto, é a de estimular e contribuir para o desenvolvimento das empresas criativas e dos agentes criadores, ampliar e dar mais eficiência ao mercado de bens e serviços culturais, com sustentabilidade econômica e ganhos sociais.
O Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) financia projetos de investimentos e planos de negócio das empresas atuantes nas cadeias produtivas da economia da cultura, como audiovisual, editorial, música, jogos eletrônicos e artes visuais e performáticas.
No segmento audiovisual, as empresas podem ainda contar com recursos não reembolsáveis de forma complementar ao financiamento em casos específicos.

